sábado, 28 de fevereiro de 2015

O que fazer quando as galinhas param de botar ovos



Criar galinhas no quintal tem se tornado uma tendência popular
Quanto mais as pessoas optam por comidas sustentáveis e sem química, mais pessoas longe das zonas rurais estão começando a criar galinhas. Muitos municípios permitem a criação delas nos quintais. Por mais que os ovos frescos sejam uma comida nutritiva, não é tão simples assim para as galinhas poedeiras. Monitorar os animais para observar sinais de que algo está errado é necessário.
Outras pessoas estão lendo
Por que as galinhas param de botar ovos?
Como saber quando uma galinha está pronta para botar ovos

Necessidade de luz
Galinhas poedeiras necessitam de pelo menos 16 horas por dia de exposição à luz para manterem a produção. Se suas galinhas não estão pondo ovos, o primeiro passo é determinar se estão sendo expostas diariamente à essa quantidade necessária de luz. Pode-se conseguir isso com uma combinação de luz solar e artificial, se for necessário. A instalação de uma lâmpada de 40 watts para cada 30 metros de galinheiro, com um temporizador para apagar na hora certa, fará com que suas galinhas tenham luz o suficiente.

Nutrição adequada
Pôr ovos é trabalhoso e exige um balanço nutricional delicado, especialmente em termos de ingestão adequada de proteínas. As galinhas também precisam de uma quantia diária de cálcio para evitar a perda óssea. Embora dar sobras de comida seja algo tentador, não é aconselhável. O acesso constante à água também é essencial para que elas mantenham o ritmo. Se suas galinhas não estão produzindo mesmo sob a exposição recomendada de luz, dar uma olhada na dieta pode ajudar.

Doenças
Galinhas que estão doentes não produzirão ovos. As jovens não devem ser trazidas ao bando sem que antes tenham sido mantidas em quarentena para a observar se ela está doente. Manter o galinheiro seco é o melhor jeito de prevenir que vários parasitas se espalhem, incluindo o Coccidiasina, que causa sangue nas fezes e desidratação. Se a iluminação e a dieta não forem as causas da queda da produção de ovos, fale com seu veterinário sobre algum programa de saúde para o bando.

Estresse
Novamente, como a produção de ovos é trabalhosa, ela será mais proveitosa se houver paz, tranqüilidade e um alto nível de conforto para as galinhas. Sons altos, interação humana excessiva e ameaças de predadores podem causar queda na produção de ovos. Como as galinhas são atrativas para as crianças, é melhor mantê-las longe do galinheiro. Se a produção de ovos for reduzida, você deve avaliar o local onde elas ficam para determinar se precisam de um espaço mais calmo.

Idade
Assim como qualquer ser vivente, a idade também afeta a produção de ovos das galinhas. Quanto mais velhas, menos produzem. A maioria delas produzirá efetivamente por dois ciclos de produção entre 50 a 60 semanas cada. Se estão velhas, pode ser que seja hora de substituí-las.

Troca de penas
Galinhas do sexo feminino também experienciam a troca ou a queda de penas entre a décima e a décima quarta semana de produção. Isso é natural e também é um tempo para que descansem; elas produzirão novamente depois da troca de penas. Se a produção de ovos cair de três a quatro meses dentro do ciclo, examine seu galinheiro para ver se existem muitas penas. Suas galinhas podem estar passando por uma troca de penas.

17 comentários:

  1. Tenho 4 galinhas e 3 pararam de botar do nada , uma esta espirrando frequentemente , o que pode ser ? Luz, agua e comida esta ok

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. depois de um ano elas param de botar por uns meses para troca de penas , e qto elas estarem espirando pode ser começo de pigarra na casa de aves tem varios remedios para isso é só se informar com o vendedor

      Excluir
  2. oi tenho uma criação de galinhas poedeiras ,mas quando elas completaram 7 meses começaram a colocar seus ovos ,mas do nada param ja vai fazer um més que nada de ovos ,e olha que são 200 galinhas poedeiras ,e aqui onde moro ñ tem veterinario que saiba o que esta acontecendo.. me ajuda

    ResponderExcluir
  3. Tem necessidade de ter galo também para as galinhas botarem ou só pra chocar???

    ResponderExcluir
  4. Galo apenas para cruzar. Galinha põe sem a necessidade de galo.

    ResponderExcluir
  5. Oi, tenho uma criação de galinhas e todas pararam de pôr, além disso estão mudando a aparência. Porém eu estou usando um tipo de antibiótico, então elas voltam a seu normal, mas eu estou usando frequentemente e está tendo um gasto excessivo e não estou mais nem podendo desfrutar dos ovos e da carne por estarem com antibiótico. Se eu parar de dar elas param a postura e voltam a ficar doente. Que tipo de doença é essa e o que devo fazer pois eu não quero ficar usando antibióticos o tempo inteiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiro passo é separar galinhas doentes das saudáveis. Para postura existe raçao para isso. Se bc usa chocadeira, os ovos não galados vc pode cozinhar e esmagar com ração e mistura a casca do ovo triturada no liquidificador. Vermifugar a cada 3 mesea. Não adianta dar antibiótico e depois deixalas com galinhas enfermas. Vai contrair a doença novamente. Trocar a água do bebedor 2 vezes ao dia. Dê vitagold por uma semana por conta dos antibiótico s a que foram submetidas. Folha de bananeira é um bom vermífogo natural. Coloca uma lâmpada de led no galinheira e mantenha ela ligada da hora que anoitecer durante de 4 a 6 horas. Lembre que é fundamental uma dieta que contenha calcio e proteina.

      Excluir
  6. comprei 1 galo e 3 galinhas do mesmo criador. somente uma estava colocando ovos. 1 por dia, agora parou. está chocando um ovo falso e não sai do ninho nem pra comer. não sei o que faço. Galinha coloca 1 ovo por dia? posso tirar o ovo todo dia? meu galinheiro é bem fresco, arejado e pega o sol da manhã. costumo solta-las somente na parte da tarde, dou milho e ração para poedeira. Elas estão comigo a 3 meses mas já as amo. não quero que nada de mal aconteça a elas. obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se não quer que ela choque, de banho frio para tirar do Chico, em média três banhos por dia

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Quanto ao choco tira o ovo falso e aguarda. Isso faz parte do ciclo delas. Existem formas de retirar o choco rápido Mas como não concordo não vou divulgar. Aconselho apenas retirar o ovo falso. Ovos podem e devem ser recolhidos várias vezes ao dia. A exposição do ovo a altas temperaturas podem iniciar o processo de eclosão, quando a temperatura cair irão gorar (morte do embrião), sem contar que podem se ontaminar com as fezes da galinha. Ovos tem poros para troca de ar e as membranas não são 100%. Pode retirar o ovo até mesmo na hora que ela colocar. Tampe o ninho a noite para evitar de as galinhas dormirem no ninho. O contato do peito delas com o ovo e o ninho estimulam o choco. Para aumentar a postura almente a exposição a luz e dieta que contenha cálcio e proteina.

      Excluir
  7. Olá
    Minhas galinhas não estão trocando as penas.
    Puleiro como certo luz muito boa espaço grande, mas a mais de 40 dias não põem

    ResponderExcluir
  8. Minhas galinhas pararam de botar é não recomeçam já fiz de tudo e nada dei ferro cálcio galinheiro tem luz dei ração poedeira mas nada que faço

    ResponderExcluir
  9. aprendi que elas param de colocar ovo e vão chocar. isso dura uma média de 20 a 40 dias, depois voltam a colocar.

    ResponderExcluir
  10. mudei de casa e nessa mudança minhas galinhas suspenderam a postura, todas estavam pondo e apenas uma voltou a por o que aconteceu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elas estão se acostumando aonde estão vivendo antes de botar

      Excluir